quarta-feira, 23 de maio de 2012

IUVENE 2010


Recebi esse vinho de um amigo e importador de vinhos, vamos ao testes e considerações.   
VISUAL: Coloração rubi, bem brilhante, limpido e com muitas lágrimas.
OLFATO: Foi abrindo aos poucos, revelando primeiro muita fruta vermelha, principalmente framboesa e cereja e depois mesclando com notas de pimenta do reino e folhas de tabaco.
PALADAR: Bem equilibrado, paladar bem seco, taninos redondos, corpo médio, boa acidez, media persistência. Um vinho agradável, melhor no nariz do que em boca. Deve melhorar com comida.




DETALHES DA BODEGA E FICHA TÉCNICA DO VINHO

BODEGAS BRETON
A filosofia da vinícola Bretón está baseada em uma rigorosa seleção de uvas para a elaboração de vinhos de alta qualidade, com características dos diferentes terroirs onde os vinhedos são cultivados.

Diversificação de estilos é um dos principais atributos desta vinícola. O equilíbrio entre o moderno e o tradicional de Rioja é marcante nos seus vinhos, elaborados a partir de variedades de uvas de diferentes vinhedos da região. O caráter moderno aparece nos vinhos elaborados em safras qualificadas como excepcionais, com variedades de apenas um vinhedo. O resgate do tradicional estilo Riojano está representado nos vinhos criados a partir de uvas de videiras velhas de pequenas sub-regiões de Rioja.     
      Por tudo isso, a vinícola Bretón está à frente do seu tempo e totalmente adequada às tendências do Mercado Vitivinícola Mundial para atender aos ecléticos consumidores e apreciadores de vinhos.

Ficha técnica segundo o produtor
Região: Rioja
Teor Alcoólico: 13%
Uva (s): Tempranillo
Temperatura ideal para servir: 16ºC - 18ºC

Avaliação: Vermelho-rubi com transparência regular. Aroma nítido de frutas vermelhas frescas. Acidez moderada e taninos suaves. Agradável e fácil de beber.

Mais adequado para acompanhar: Embutidos. Cozidos de carnes de porco ou de carne bovina à base de legumes. Ensopados de frango. Massas com molhos leves à base de tomate.

Prêmios e Pontuações:
• Guia Peñin 2011: 87