sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FIGARO ROUGE

Hoje a noite resolvemos degustar um vinho cuja a ficha técnica da água na boca! Adoro fichas técnicas, principalmente pela discrepância das informações com o vinho a qual pertence. Fichas técnicas são fantasiosas, quase nunca representando a verdade do vinho a que se designa, mas no caso do FIGARO a ficha técnica é bem verdadeira.
Sou apaixonada por vinhos com maceração carbônica, no caso desse vinho estão presentes os dois tipos de fermentação: a tradicional e a carbônica. No caso a carignan é vinificada por maceração carbônica e a grenache pela vinificação normal.
O nariz desse vinho é quase totalmente floral, mesclados a notas sutis de framboesa.... O aroma já nos inquieta para coloca-lo em boca. Quando finalmente em boca ele se apresenta muito macio, com taninos que acariciam a boca e acidez excelente. Convida ao segundo gole! Fácil para compatibilizar com queijos, tem pouco tanino, corpo leve e boa acidez, dá para arriscar até acompanhar um salmão na manteiga!
Vejam bem, FIGARO não é um vinho para ganhar medalhas, é simplesmente um vinho honesto, bem feito, fácil de tomar e extremamente agradável!
Venha provar você também, esse vinho já esta disponível na VIEIRA VINHOS.



FIGARO ROUGE
PAÍS: França - Languedoc-Roussillon
PRODUTOR: Moulin de Gassac
CASTAS: Carignas e Grenache
Vinhedos localizados em encostas secas de solos calcários. A colheita é manual.O vinhedo tem uma idade media de 25 anos.
Vinificação: Para a grenache: Vinificação tradicional com maceração entre 6 e 7 dias.
Para a Carignan: Maceração carbónica de 6/7 dias.
Temperatura de vinificação entre 28 e 33°C.
Maturação: Nenhuma passagem em barrica. Nenhuma filtração antes do engarrafamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário