sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ACHAVAL FERRER MALBEC

"A Achaval Ferrer foi fundada em 1998 no distrito de Perdriel, região de Luján de Cuyo (província de Mendoza), por seis amigos sonhadores e apaixonados por vinho. Dois princípios fundamentais regem os objetivos dessa bodega: a busca pela qualidade em todos os seus vinhos e o respeito pelo terroir. A direção técnica foi assumida pelo sócio italiano Roberto Cipresso, um dos mais respeitados e requisitados enólogos do mundo na atualidade. Especialista em vinhos de pequena produção e alta qualidade, a visão aguda e intuitiva de Cipresso tem levado a bodega a entender e interpretar de maneira brilhante as particularidades dos terroirs de seus vinhedos: Mirador, Altamira, Bella Vista e Diamante, todos localizados na província de Mendoza, aos pés da Cordilheira dos Andes, em altitudes que variam dos 700 aos 1.100 metros acima do nível do mar. As condições praticamente desérticas de clima e solo são ideais para a Malbec e outras uvas tintas. Os baixos rendimentos, os solos pobres e a intensa amplitude térmica se combinam para o amadurecimento perfeito das uvas que podem ser transformadas em vinhos de caráter, complexos, profundos e estruturados. Os vinhos da Achaval Ferrer estão divididos em três conceitos. O Conceito Varietal é representado pelo vinho Malbec “básico”, que tem por objetivo expressar o caráter varietal, frutado, jovem e fascinante da Malbec argentina. O Conceito Vinho de Autor é personificado pelo Quimera, vinho no qual Cipresso tem total liberdade para trabalhar com blends de uvas e vinhedos, buscando a maior complexidade possível em cada safra. No topo da pirâmide há o Conceito Terroir, ao qual pertencem os Fincas Altamira, Bella Vista e Mirador, todos 100% Malbec de vinhedos antigos (entre 85 e 100 anos) plantados em “pé franco”. Nos Fincas o que se busca é a pura expressão e distinção dos terroirs, posto que são vinificados e amadurecidos da mesma maneira, mas provêm de distintas zonas de Mendoza. Apesar de muito jovem, a Achaval Ferrer já é considerada uma das melhores vinícolas das Américas e, porque não, do mundo!? A revista americana Wine & Spirits a elegeu “Vinícola do Ano 2009”. Jay Miller escreveu: “Achaval Ferrer está na minha lista dos melhores produtores de Malbec...” (Wine Advocate/Robert Parker, agosto/2009). No site da Wine Spectator, ao elencarmos os 10 vinhos argentinos mais bem pontuados, vamos constatar que nada menos do que 7 vinhos são Achaval Ferrer! Este varietal tinto apresenta de coloração vermelho púrpura, nariz sedutor, com grande intensidade e pureza, revelando notas florais, de frutos vermelhos e negros maduros (como cereja e framboesa), especiarias e sutis nuanças de madeira. Boca gostosa, suculenta, densa, com taninos super aveludados, sabores frutados e puros, ótimo frescor e alta persistência."
Vermelho púrpura. Nariz sedutor, com grande intensidade e pureza, revelando notas florais, de frutos vermelhos e negros maduros (como cereja e framboesa), especiarias e sutis nuanças de madeira. Boca gostosa, suculenta, densa, com taninos super aveludados, sabores frutados e puros, ótimo frescor e alta persistência. Difícil é parar de bebê-lo.
 
DEGUSTAÇÃO
Vermelho púrpura. Nariz sedutor, com grande intensidade e pureza, revelando notas florais, de frutos vermelhos e negros maduros (como cereja e framboesa), especiarias e sutis nuanças de madeira. Boca gostosa, suculenta, densa, com taninos super aveludados, sabores frutados e puros, ótimo frescor e alta persistência. Difícil é parar de bebê-lo.

HARMONIZAÇÃO
Ideal para acompanhar cordeiro assado, churrasco e pratos de carnes vermelhas em geral. Recomendamos decantar este vinho cerca de uma hora antes de beber-lo.

VARIEDADES
Malbec

AFINAMENTO EM MADEIRA
cerca de 9 meses em barricas de carvalho francês (a maioria delas de 2º uso e cerca de 25% novas)

HARDYS STAMP RIESLING/GEWUSTRAMINER

Este vinho Branco foi desenvolvido com a máxima qualidade para agradar a todos os paladares sofisticados e exigentes.
A vinícola Hardys Wines está situada na região de McLaren Vale, a aproximadamente 26 Km de Adelaide. Em 2003, a Constellation Brands, Inc., líder internacional no mercado de bebidas alcoólicas, adquiriu a empresa e, a partir do seu já consagrado sucesso, originou o maior negócio internacional de vinhos. Por consequência, Hardys Wines tornou-se a maior produtora e exportadora de vinhos australianos. Hoje seus vinhos são exportados para mais de 50 países.
Safra: 2011
Pais: Austrália
Produtor: Hardys Wines
Região: South Australia, Riverland
Uva: 55% Riesling e 45% Gewurztraminer
Teor Alcoólico: 11,5°

Cor amarelo palha, límpido e brilhante. Delicados aromas de frutas cítricas, flores e especiarias. Na boca, é macio e fresco, ligeiramente doce. Seus sabores de frutas cítricas maduras e acidez vivaz fazem deste um vinho equilibrado e com gostoso final de boca.

Ideal para acompanhar os pratos leves do verão, como saladas, frutos do mar grelhados, sushis e sashimis. Em razão da sua sutil doçura, também combina com pratos levemente picantes.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

VINHO LIBERADO PARA GRÁVIDAS!

Acabou de sair um estudo coordenado pela Universidade de Aarhus, que comprova que o vinho pode ser consumido na gravidez! Eu sempre defendi a tese de algumas taças durante a gravidez e efetivamente o fiz durante toda a minha gravidez, e modéstia a parte meu filho é extremamente saudável e inteligente e eu credito muito do que ele é hoje ao meu consumo de vinho durante a gestação e depois quando o amamentava!
Abaixo colo matéria sobre o assunto tirado do Blog da Inês (Viavitis):

pregnant drinking.wineDe acordo com a Wine Spectator, foi realizada uma investigação dinamarquesa, coordenada pela Universidade de Aarhus, em mães que ingeriram até seis copos de bebidas com baixo teor alcoólico, por semana, durante a gravidez e que tiveram filhos tão inteligentes e bem desenvolvidos como os de mães que se abstiveram durante todo o período pré-natal.
De acordo com a publicação, conclui-se que não foi encontrada nenhuma evidência de efeitos adversos no consumo moderado de álcool (bebidas com baixo teor alcoólico) por mulheres grávidas. A pesquisa, relatada no British Journal of Obstetrics & Gynecology, concluiu ainda que crianças cujas mães beberam moderadamente durante a gravidez se saíram tão bem como outras crianças em testes emocionais e de inteligência – os resultados foram baseados em testes de inteligência de 1.628 crianças dinamarquesas.
Todavia, e apesar das constatações, os autores alertam que mesmo assim ainda recomendam às mulheres evitar o álcool durante a gravidez.
Os autores deste estudo afirmam que esta é a primeira vez que pesquisadores da área médica realizam uma análise de forma coordenada e variada sobre o impacto do consumo de álcool no período pré-natal.