FONTE: Blog Nelvinho
"Jean-Claude Mas, nosso “humilde enólogo”, resume sua
filosofia:
“Sejamos franceses por nossa tradição e savoir-faire, mas
escutemos nossos clientes a fim de reconquistarmos o coração de nossos
consumidores.”
Representante da 5ª dinastia de vinicultores no
Languedoc, Jean-Claude Mas cresceu em meios as vinhas, mas só em 2000
percebeu que de fato o vinho era o seu destino. Dois fatos incomodavam ao
produtor: a arrogância com que outras regiões produtoras tratavam os vinhos do
Languedoc e, também, o desprezo dos próprios consumidores franceses, pelo
simples fato de que a maioria dos rótulos da região visava à
exportação.
Disposto a reverter o declínio dos vinhos do
Languedoc, Mas se propôs a criar uma abordagem que fugisse das
“tradicionais histórias”. O caminho foi, então, optar por rótulos mais
descontraídos, sem tanto rigor, que fizessem com que os consumidores entendessem
de imediato, de forma leve e bem humorada, o espírito
francês.
O nome da linha “Arrogant Frog” surgiu da junção dos apelidos dados por americanos e britânicos aos franceses. A esta autocrítica somou-se o encapsulamento moderno com tampa de rosca Stelvin, já que a cortiça, sendo muito tradicional, estaria inadequada ao novo conceito.
A partir da
experiência em diversas regiões do mundo vinícola e aliando a isto, a enologia
moderna e precisa, o objetivo da equipe Arrogant Frog é competir
novamente com os vinhos do Novo Mundo. O estilo é calcado na fruta madura e
suculenta, trabalhada com inteligência na madeira e alicerçada na expressão do
terroir. Vinhos
descomplicados, de prazer imediato!
A filosofia Arrogant Frog
é muito mais que marketing bem aplicado. Começa com os vinhedos próprios,
trabalhados com a atenção de um verdadeiro château e com manejo orgânico, que é também
transmitido aos cooperados regionais. No trabalho com 80 viticultores, o intuito
não é comprar as uvas mais baratas, mas as de melhor qualidade e ter certeza de
que estes produtores sejam devidamente remunerados por isso. Antes de tudo, o
que importa é criar uma expressão, um emblema para uma determinada categoria de
vinhos.
Desde 2004, a linha Arrogant Frog já conquistou mais de 20 mercados diferentes, estabelecendo-se como referência em países como, por exemplo, Holanda e Reino Unido."
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