Minha paixão é por vinhos de cortes, assemblages. Vairietais não me encantam tanto, com raras exceções. Uma dessas exceções se deu ano passado, quando degustei um merlot uruguaio. Esse vinho de tão apaixonante tem sido par recorrente de nossas taças. Ontem o degustei, e me dei conta que ainda não havia falado dele aqui nessas páginas. Uma verdadeira injustiça, pois o que é bom tem que ser divulgado!
País de origem: Uruguai
Região: Rocha - Lomas de La Paloma
Produtor: Dominio cassis
Safra: 2008
Uva: 100% Merlot
Amadurecimento: 10 meses de barrica Francesa e mais 6 meses em garrafa.
Produção: 2.200 garrafas
Teor alcoólico: 14%
MINHA DEGUSTAÇÃO: a primeira coisa que encanta nesse vinho é seu aroma intenso mesclando equilibradamente madeira e fruta vermelha. parece que é uma caixa de cedro com um montão de cereja e framboesa dentro, bem amassadinho! Esse aroma, eu costumo classificar como aroma de vinhão, vinhaço! E olha que não sou fã de madeira em vinho, mas nesse vinho em especial ele está incrivelemente integrado com a fruta.
Na boca esse vinho se espalha, inunda cada pedaçinho com taninos doces e ao mesmo intensos e marcantes, enche a boca! Tudo na medida, tudo parece ser meticulosamente calculado para ser perfeito, e a perfeição se dá em aromas e sabores desse maravilhosoe apaixonante Merlot.
Chama a atenção tambérm a região onde esse vinho é elaborado, essa vínicola uruguaia está localizada a 10Km do Oceano Atlântico e à 4Km da Lagoa de Rocha em solo pedregoso, expostos aos ventos e à brisa marinha. Os vinhos ali produzidos são intitulados "Vinhos Oceânicos". Outro fato que chama a atençãoéo cuidado dessa vinicola em se manter como uma pequena boutique. Todos os seus vinhos são de pequena produção, no caso desse Merlot são apenas 2.200 garrafas por ano, portanto, degustar esse vinho é um privilégio para poucos!
Sin enbargo, um vinho que encanta e seduz todos os paladares!
Sempre disponível na Vieira Vinhos por R$ 48,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário